sexta-feira, 2 de julho de 2010

Disse Que Me Disse: Archigram

Archigram foi um grupo arquitetônico muito a frente do seu tempo que se formou nos anos 60. Seus projetos futiristas, muitas vezes meramente hipotéticos que se inspiravam em tecnologia nos trazem uma série de questões e reflexões ainda atuais e coerentes nos dias de hoje.

Um dos projetos mais interessantes do grupo é a "Plug-in-City", que estuda e investiga o que acontece quando o ambiente urbano pode ser programado e estruturado para a mudança sendo à favor de edifícios expansíveis. Estruturalmente o projeto não conta com prédios convencionais, mas sim com uma armação em forma de células padronizadas que poderiam ser preenchidas com elementos que poderiam ser trocados com a necessidade de expansão e retração das cidades.

Ao meu ver o projeto é bem interessante, já que a cidade pode ser facilmente modificada de acordo com a demanda gerada pelos seus habitantes, fazendo com que nenhum espaço careça de algum prédio e nem que sobrem espaços redundantes. Um questionamento possível acerca do projeto é a sua viabilidade econômica, uma vez que para a distribuição de água luz e logística em unidades móveis seria necessário a reparação constante dos elementos servidores.

Um comentário: