quinta-feira, 1 de julho de 2010

Disse Que Me Disse : Solar City Tower

Quem achou que a construção do museu do Calatrava no Rio era o bastante certamente vai ficar surpreso com outra novidade possivelmente visitável no Rio de Janeiro no ano de 2016. Um dos concorrentes de uma competição que visava construír um cartão postal para a ilha de Condotuba que é avistada quando se chega no Rio tanto por água quanto por ar, lançou seu projeto na internet e já deu o que falar.

O projeto do estúdio suíço RAFAA (não se confunda com o vencedor do prêmio Prtitzker SANAA) quer fazer com que os jogos olímpicos cariocas sejam os primeiros do mundo com emissão de carbono zero e para isso o seu projeto conta com inúmeros atributos sustentáveis.
De acordo com os arquitetos, projeto tem como alvo o futuro, e uma proposta conceitual bem abstrata, que em linhas gerais propõe a criação de um monumento que resgatasse os valores de um monumento na antiguidade, que possa continuar sendo usado depois dos jogos como um espaço para o público e para geração de energia para a cidade.
O mecanismo de geração de energia é intricado, e conta além da energia solar com a força das ondas para tal. Em casos especiais, a água poderia também ser utilizada para ser despejada do topo da torre de volta para o mar, criando assim para o Rio uma cascata artificial, símbolo de força da natureza. Além disso, o edifício leva em conta a beleza do que o cerca, portanto seria também construído uma praça coletiva e um anfiteatro que dariam acesso ao prédio.
Esta entrada do concurso pode até não ganhar, mas tem seus méritos em uma sério de questões, como a de sustentabilidade em eventos desse porte e a da discussão do papel do monumento nos dias de hoje. Agora só esperando para que seja anunciado oficialmente o vencedor desse concurso.

Fontes:
http://www.bustler.net/index.php/article/solar_city_tower_for_rio_olympics_2016/

Nenhum comentário:

Postar um comentário