sexta-feira, 2 de julho de 2010

Disse Que Me Disse: Inhotim

Neste semestre, eu e alguns outros estudantes do curso de arquitetura tivemos a grande oportunidade de visitar o Inhotim, localizado em Brumadinho. Embora já tivesse ido ao museu uma vez antes estava empolgado com a visita pois não tinha retornado ao espaço desde que ele foi expandido e modificado.
Revisitar o museu foi definitivamente muito bom, pois se já gostava de lá agora gosto ainda mais. Creio que as melhores obras em gerais expostas no acervo são as mais recentemente mostradas, como o Beam Drop de Chris Burden, que não é nada mais que o lançamento de vigar de metal em uma piscina de concreto e o ambiente em que é possivel escutar os sons da terra em Sound Pavilllion de Doug Aitken.

Voltei do Inhotim com uma enorme vontade de revisitá-lo sempre que puder, pois pude perceber que a instituição além de valorizar a arte está preocupada também em manter seu acervo cada vez maior, mais atual e mais interessante, com inúmeras obras de artistas muito bem conceituados mundialmente.
Talvez o um dos grandes problemas do Inhotim que ainda possa melhorar, é o caráter comercial evidente que ele tem. Lá dentro espera-se que você pague adicionais para tudo que você for fazer, inclusive para pegar um mini onibus que nos leva a alguma das obras mais novas, que poderia ser de graça, uma vez que já pagamos um ingresso para entrar no museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário