segunda-feira, 14 de junho de 2010

Disse Que Me Disse: Usos Alternativos das Ruas II

O grupo "Improv Everywhere", muito "conhecido" por realizar flashmobs em Nova Iorque, como o já mundial "No Pants Day" resolveu causar mais tumulto em Nova Iorque, isso porque resolveu ver qual seria a reação das pessoas ao se deparar com linhas separando as calçadas das ruas mais movimentadas da cidade entre turistas e locais.

Os voluntários foram às ruas da grande maçã com coletes do serviço viário de Nova Iorque com apenas giz em spray para poder demarcar as áreas. De acordo com os relatos no blog do grupo todos estavam muito apreensivos, pois a polícia local tem um histórico de prisões por pichação com giz, e já chegou até a tentar prender uma menina de seis anos de idade por isso!

Depois de aplicados os "informativos" foram colocados alguns membros do grupo para instruir os transeuntes a usar o mais novo sistema de transporte para pedestres. Foi então que se tiveram as mais diversas reações à intervenção: várias pessoas acreditaram, algumas gostaram e outras ficaram com raiva, até os que não acreditaram deram seu palpite sobre o assunto.

O interessante foi notar que mesmo os novaiorquinos sabendo que os turistas são vitais para a economia da cidade, eles disseram que seriam fortemente a favor de tal invenção, pois evitaria ter de esbarrar e abrir caminho entre pessoas tirando foto todo dia ao ir trabalhar. Já os turistas ficaram mais divididos, alguns ficaram com raiva por serem excluídos até de poder experimentar o estilo de vida dos moradores da grande metrópole, já outros acharam justo com os locais.

Com esse tipo de comportamento pode-se ver o forte vínculo que temos com as ruas e as calçadas, assim como Jane Jacobs diria, mas que ao mesmo tempo cada um tem uma imagem específica na cabeça de como este universo público deveria ser.

Fonte:
http://improveverywhere.com/2010/06/08/the-tourist-lane/

Nenhum comentário:

Postar um comentário