quarta-feira, 23 de junho de 2010

Disse Que Me Disse : Calatrava e o "Museu do Amanhã"

Se você pensa que no Brasil nunca seria possível ver uma construção de atuais gênios da arquitetura, principalmente dos ataques ao Guggenheim de Jean Nouvel, alegre-se!
O panorama para nós já começa a melhorar, pois após a construção de um museu por Alvaro Siza no sul do país podemos receber outro "gigante" em nossas terras, o incrível Calatrava, responsável por vários dos mais bem renomados projetos da contemporâneidade, como o Turning Torso, Guggenheim de Bilbao entre outros. Isso acontece, pois acaba de ser anunciado um projeto, que antes não se tinha conhecimento de um museu com o tema do futuro na orla do Rio de Janeiro.

Anunciado pelo arquiteto e pela prefeitura da cidade, o museu pretende simular uma caminhada no tempo desde hoje com destino ao amanhã. O museu contará com as famosas estruturas móveis de calatrava que se adequam com o horário para melhor aproveitamento de luz solar, isso pode garantir para que o projeto seja altamente sustentável, alega o arquiteto.

Projetado para ser construído até as Olimpíadas do Rio em 2012, o projeto passará a ocupar o Pier Mauá, mas conta com um obstáculo: a Perimetral, via importante para a cidade que encobre a vista de suas mais belas construções localizadas no centro. A Perimetral passa atualmente em frente ao pier, e poderia ser um problema para a efetiva integração do projeto com o resto do continente. Entrevistas concedidas pela prefeitura indicam que a Perimetral deve sim ser demolida, mas apenas após as Olimpíadas.
Resta agora saber se o projeto será realmente executado, e se for, se trará resultados positivos para o Rio e para o Brasil, ao invés de se tornar um marco da cidade por desuso e falta de integração. É bom ficar atento!

Fontes:
http://www.designboom.com/weblog/cat/9/view/10647/santiago-calatrava-the-museum-of-tommorow-rio-de-janiero.html
Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário