segunda-feira, 3 de maio de 2010

Disse Que Me Disse: Expo Shanghai 2010

As famosas exposições universais já deram ao mundo vários cartões postais na tentativa de passar uma imagem dos países participantes. Alguns exemplos disso são o "Space Needle" em Seattle, o "Atomium" em Bruxelas, o já não existente Palácio de Cristal em Londres e o provavelmente mais famoso, Torre Eiffel em Paris.

Existem controvérsias em relação aos resultados e objetivos da feira, que dividem arquitetos e pessoas em geral. Enquanto a feira pode ser frutificante para espalhar uma boa imagem de um país, os investimentos podem acabar sendo desperdiçados, podendo gerar enormes dívidas para os países expositores e principalmente para o país que sedia a feira. Os gastos podem ser tantos, que na exposição de 1984, realizada em Nova Orleans a cidade foi literalmente à falência, fazendo com que uma lei fosse aprovada nos Estados Unidos proibindo o uso de verba federal para tais eventos.

Em meio a tantas incertezas, e princípalmente neste cenário pós-crise houve grande expeculação acerca da primeira feira mundial realizada na China e num país em desenvolvimento. Para a surpresa de todos, os chineses estão bem postivos, procurando visibilidade internacional similar à gerada pelas Olimpíadas investiram muito no evento e já colhem os frutos, esta já é a maior Expo da história!

Com a estrutura quase pronta a Expo Shanghai 2010 começa oficialmente amanha e vai até o dia 31 de outubro. Vários pavilhões já estão prontos, muitos deles apostam em sustentabilidade e aplicação de novas idéias e tecnologias, normalmente desenvolvidas pelos países que estão expondo. Na minha opinião alguns dos pavilhões deixam a desejar na criatividade, mas alguns dos mais criativos e bonitos são o pavilhão da Inglaterra e o da Espanha.

Um comentário:

  1. Creio que o risco corrido vale pelo resultado, num balanço geral o saldo é positivo.Unanimidade não existe, mas a polêmica é boa.

    ResponderExcluir