quarta-feira, 5 de maio de 2010

Manuelzão

Resumo do informativo nº 9, julho-agosto/1999
LASSANCE
Sob inspiração do Projeto Manuelzão, representantes da prefeitura Municipal de Lassance, Emater, Sindicato dos trabalhadores Rurais e lideranças comunitárias, estiveram reunidos recentemente para criar uma comissão provisória, que será o embrião do Comitê do Projeto Manuelzão naquele município. Dentre os principais objetivos do novo órgão, consta o desenvolvimento de ações que possam recuperar e preservar os cursos d'água em Lassance, principalmente os ribeirões Cotovelo e São Gonçalo, afluentes do velhas.
‘’ADOTE UM CORREGO’’ É ESPERANÇA DA VILA BIQUINHA
A canalização do corrego da biquinha em toda a sua extensão de 3 mil metros é a principal expectativa dos moradores da vila biquinha. A luta pela canalização, que encabeça a pauta de reivindicação dos moradores, integra o ‘‘Projeto Adote um Corrego’’ que tem no Projeto Manuelzão seu inspirador, e na Escola Municipal Tristão da Cunha, seu principal braço executivo. Ao implantar o ‘‘Adote um Corrego’’, que é uma extensão do projeto ‘‘Cuida Bem de Mim’’, a Escola Tristão da Cunha talvez não imaginasse a contrapartida de dificuldades que teria pela frente: a própria comunidade colabora para dificultar a situação, quando joga lixo no Corrego, transformando-o num esgoto a céu aberto, trazendo doenças e contaminando toda a região. 
Indiferente as dificuldades, um dos principais parceiros da Vila Biquinha nessa empreitada social, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), já realizou no local duas coletas de lixo (80 toneladas retiradas) e implantou a coleta porta a porta.
Embora embrionária, algumas lideranças já discutem a real importância da canalização para solucionar a degradação ambiental do Biquinha. Segundo a directora da Escola Tristão da Cunha, Odalice Alves, essa é uma questão polemica e importante, ‘‘porque canalizar córregos virou uma cultura sanitarista, que nem sempre é a melhor alternativa’’, afirma.
VELHAS ESTA EM ESTADO DE COMA, GARANTE CETEC.
Esta é a conclusão apontada pelo ‘‘Biomonitoramento da Qualidade da Agua da Bacia do Alto Rio das Velhas’’, concluído pela Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais. O estudo, realizado no Alto Rio das Velhas, alem de se constituir numa denuncia social, servira de subsidio para as obras do Programa de Saneamento Ambiental (Prosam), que prevê a construção das Estacões de tratamento de Esgoto (ETE’s) nos ribeirões do Onça e do Arrudas. Segundo o Projeto Manuelzão a despoluicao completa no Rio das Velhas não vira com estes tratamentos focais apenas. Aproximadamente 40% da degradação da bacia advém da poluição difusa, que só pode ser combatida por educação ambiental e mobilização social intensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário