quarta-feira, 26 de maio de 2010

Disse Que Me Disse: Usos Alternativos das Ruas


City Lounge em St. Gallen, Suíça.
 city loungecity lounge 2
City Lounge é um espaço no centro de St. Gallen, na Suíça. Foi concebido por Carlos Martinez, em colaboração com Pipilotti RistEle foi o vencedor de um concurso de design que foi anunciado pelo Verbandes der Schweizer Raiffeisenbaken (SVRB) em cooperação com a cidade de St. Gallen para criar 1/4 do espaço público vivo. city lounge3
 city lounge</P>
<P><BR></P>
<P>7
O projeto apresenta um tapete vermelho que flui ao redor dos edifícios, recriando locais para relaxar, conversar, para estacionar e muito mais.
 city lounge 4

Disse Que Me Disse: Usos Alternativos das Ruas




City Lounge em St. Gallen, Suíça.












 city loungecity lounge 2










City Lounge é um espaço no centro de St. Gallen, na Suíça. Foi concebido por Carlos Martinez, em colaboração com Pipilotti Rist. Ele foi o vencedor de um concurso de design que foi anunciado pelo Verbandes der Schweizer Raiffeisenbaken (SVRB) em cooperação com a cidade de St. Gallen para criar 1/4 do espaço público vivo.





 city lounge3





 city lounge</P>
<P><BR></P>
<P>7





O projeto apresenta um tapete vermelho que flui ao redor dos edifícios, recriando locais para relaxar, conversar, para estacionar e muito mais.





 city lounge 4

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Manuelzão

Resumo do Informativo n 10, dezembro/1999
MORTANDADE DE PEIXES REFORÇA ESPERANÇA EM SALVAR O RIO DAS VELHAS
Em novembro de 1999 uma grande mortandade de peixes ocorreu no alto e médio Rio das Velhas. Os peixes, moribundos por causa da carência de oxigênio, ficam na superfície da agua ou vão para as margens, facilitando sua coleta, muito deles ainda vivos.
O biólogo Paulo Pompéu acredita que a mortandade, no médio Velhas, possa estar relacionada ao esgoto não tratado de Belo Horizonte, que vai se depositando no fundo do rio. Com as primeiras chuvas, estes depósitos são revirados, diminuindo o nível de oxigenação da agua e matando os peixes. Ja a morte dos peixes no alto Rio das Velhas não era tão esperada e o biólogo acha que tem alguma relação com a atividade mineradora, intensa na área. A atividade altera a cor da agua e aumenta a quantidade de sólidos em suspensão, prejudicando sua qualidade.
De qualquer forma, Paulo Pompeu também lembra que a morte dos peixes também acende ainda mais a esperança de todos ‘’se esta morrendo tanto peixe, é porque ele ainda esta lá, e ainda é possível ter esperança de salvar o rio’’.
RIO ACIMA FORMA CONDOMÍNIO PARA PRESERVAR CÓRREGO DO AGUA LIMPA
Os integrantes da ACAL (Associação Comunitária da Agua Limpa) criaram o condomínio da agua limpa. São moradores e sitiantes da região do córrego do Agua Limpa que estão preocupados com a preservação do córrego. Com o intuito de estabelecer regras e objetivos para os moradores, e monitorar o uso da agua, o condomínio será mais uma arma da associação, que ha 4 anos cuida das estradas, das matas e orienta os caseiros para evitar a degradação ambiental da região.
POLUIÇÃO MATA NASCENTES E DESCARACTERIZA PAMPULHA
A expansão urbana na bacia, poucas vezes realizada com os cuidados ambientais necessários, tem provocado, ao longo dos anos, o assoreamento da lagoa e a eutrofização, que é o excesso de nutrientes das suas aguas. Nos seus 18 km de extensão o que mais preocupa é a destruição, seja pela poluição ou pelo assoreamento, das nascentes de córregos, olhos d'água ou brejos. Eles são as fontes de abastecimento da lagoa e sua sistemática destruição põe em risco todo o ecossistema da região.
O Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha, conhecido como Programa pampulha (PROPAM) busca a recuperação da Bacia Hidrográfica da Pampulha em seus aspectos ambiental, socio-econômico e urbanístico, através da recuperação de áreas degradadas. O projeto pretende atacar as causas da poluição da Lagoa através do controle de resíduos sólidos domiciliares, controle da poluição dos afluentes e recuperação dos locais assoreados. 

Manuelzão

Resumo do informativo nº 9, julho-agosto/1999
LASSANCE
Sob inspiração do Projeto Manuelzão, representantes da prefeitura Municipal de Lassance, Emater, Sindicato dos trabalhadores Rurais e lideranças comunitárias, estiveram reunidos recentemente para criar uma comissão provisória, que será o embrião do Comitê do Projeto Manuelzão naquele município. Dentre os principais objetivos do novo órgão, consta o desenvolvimento de ações que possam recuperar e preservar os cursos d'água em Lassance, principalmente os ribeirões Cotovelo e São Gonçalo, afluentes do velhas.
‘’ADOTE UM CORREGO’’ É ESPERANÇA DA VILA BIQUINHA
A canalização do corrego da biquinha em toda a sua extensão de 3 mil metros é a principal expectativa dos moradores da vila biquinha. A luta pela canalização, que encabeça a pauta de reivindicação dos moradores, integra o ‘‘Projeto Adote um Corrego’’ que tem no Projeto Manuelzão seu inspirador, e na Escola Municipal Tristão da Cunha, seu principal braço executivo. Ao implantar o ‘‘Adote um Corrego’’, que é uma extensão do projeto ‘‘Cuida Bem de Mim’’, a Escola Tristão da Cunha talvez não imaginasse a contrapartida de dificuldades que teria pela frente: a própria comunidade colabora para dificultar a situação, quando joga lixo no Corrego, transformando-o num esgoto a céu aberto, trazendo doenças e contaminando toda a região. 
Indiferente as dificuldades, um dos principais parceiros da Vila Biquinha nessa empreitada social, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), já realizou no local duas coletas de lixo (80 toneladas retiradas) e implantou a coleta porta a porta.
Embora embrionária, algumas lideranças já discutem a real importância da canalização para solucionar a degradação ambiental do Biquinha. Segundo a directora da Escola Tristão da Cunha, Odalice Alves, essa é uma questão polemica e importante, ‘‘porque canalizar córregos virou uma cultura sanitarista, que nem sempre é a melhor alternativa’’, afirma.
VELHAS ESTA EM ESTADO DE COMA, GARANTE CETEC.
Esta é a conclusão apontada pelo ‘‘Biomonitoramento da Qualidade da Agua da Bacia do Alto Rio das Velhas’’, concluído pela Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais. O estudo, realizado no Alto Rio das Velhas, alem de se constituir numa denuncia social, servira de subsidio para as obras do Programa de Saneamento Ambiental (Prosam), que prevê a construção das Estacões de tratamento de Esgoto (ETE’s) nos ribeirões do Onça e do Arrudas. Segundo o Projeto Manuelzão a despoluicao completa no Rio das Velhas não vira com estes tratamentos focais apenas. Aproximadamente 40% da degradação da bacia advém da poluição difusa, que só pode ser combatida por educação ambiental e mobilização social intensa.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Disse Que Me Disse: Expo Shanghai 2010

As famosas exposições universais já deram ao mundo vários cartões postais na tentativa de passar uma imagem dos países participantes. Alguns exemplos disso são o "Space Needle" em Seattle, o "Atomium" em Bruxelas, o já não existente Palácio de Cristal em Londres e o provavelmente mais famoso, Torre Eiffel em Paris.

Existem controvérsias em relação aos resultados e objetivos da feira, que dividem arquitetos e pessoas em geral. Enquanto a feira pode ser frutificante para espalhar uma boa imagem de um país, os investimentos podem acabar sendo desperdiçados, podendo gerar enormes dívidas para os países expositores e principalmente para o país que sedia a feira. Os gastos podem ser tantos, que na exposição de 1984, realizada em Nova Orleans a cidade foi literalmente à falência, fazendo com que uma lei fosse aprovada nos Estados Unidos proibindo o uso de verba federal para tais eventos.

Em meio a tantas incertezas, e princípalmente neste cenário pós-crise houve grande expeculação acerca da primeira feira mundial realizada na China e num país em desenvolvimento. Para a surpresa de todos, os chineses estão bem postivos, procurando visibilidade internacional similar à gerada pelas Olimpíadas investiram muito no evento e já colhem os frutos, esta já é a maior Expo da história!

Com a estrutura quase pronta a Expo Shanghai 2010 começa oficialmente amanha e vai até o dia 31 de outubro. Vários pavilhões já estão prontos, muitos deles apostam em sustentabilidade e aplicação de novas idéias e tecnologias, normalmente desenvolvidas pelos países que estão expondo. Na minha opinião alguns dos pavilhões deixam a desejar na criatividade, mas alguns dos mais criativos e bonitos são o pavilhão da Inglaterra e o da Espanha.