sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ensaio Arrudas


A partir da visita ao Arrudas, percebemos a necessidade de integrá-lo com a cidade e consequentemente com os moradores. Vimos que só revitalizar o rio não seria suficiente, uma vez que não traria a população para perto, ele seria no máximo notado pela nova aparência. Sugerimos então uma nova estrutura nem torno do Arrudas, que inclui atrativos para a cidade como um todo, propondo que ele receba visitas de pessoas de variadas classes sociais, idades, gostos e com acessibilidade universal.


O projeto tem como base um deck central e maior, o que possibilita diversas formas de interação, de acordo com o que o visitante achar mais conveniente e confortável. Nele haverá vários bancos em grandes dimensões pra que muitas pessoas possam sentar ao mesmo tempo, proporcionando a convivência. Uma barraca que seria ocupada por vendedores de produtos de custo não muito alto, como bebidas e lanches rápidos, para que todos possam ter acesso.


Outros deck menores também seriam construídos na estrutura do rio com a mesma proposta de interação e acessibilidade. Os guarda corpos, assim como no deck central, continuarão a serem implantados para que o rio possa ser observado e se torne mais presente na cidade.


Quando o Arrudas estiver com a água mais baixa, a sua contemplação seria menos interessante, então, pensando nisso, seriam construídas galerias para a exposição de obras de arte que seriam protegidas por um vidro, seguindo o padrão das já existentes que lançam esgoto.
Espera-se que com a intervenção o rio e sua área tornem-se mais utilizados, viabilizando o usufruto de mais um espaço da cidade por parte da população.

sábado, 10 de abril de 2010

Proposta Arrudas



Visando uma melhor interação entre o rio e a cidade, a proposta é construir no local algo que possa ser extremamente atraente.
O projeto: O rio será revitalizado e nos seus "paredões" onde já existem galerias (que atualmente lançam esgoto) será implantado novas galerias, mas dessa vez de arte. Essas galerias serão fechadas com vidro, formando um aquário que possui como fundo obras do artista Mondrian. Nas margem serão plantadas árvores para garantir sombra, e um calçadão será construído. Por fim, será implantado um pier central e dois adjacentes, com sofás, quisques e mesas, todos cercados por vidros que permitem uma visão do Arrudas, proporcinando um ambiente agradável para atrair a população para mais perto do rio.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Disse Que Me Disse: Retrofit

Retrofit é o termo utilizado para quando se dá uma nova utilidade para um sistema antigo. Inicialmente começou com a ideia a adaptação mecânica de turbinas antigas para tecnologias mais novas, mas como oferece um bom resultado ao poder reutilizar algo antes abandonado e por ser relativamente sustentavel (tecnologias mais recentes permitem menos gasto energético e menos poluição) foi logo adotado pela arquitetura. Como é algo relativamente recente e vanguardista, existem poucos exemplos de execução aqui no Brasil, entretanto no exterior já existem mais obras realizadas.

Um dos primeiros grandes projetos de retrofit no país está acontecendo lá no Rio de Janeiro. A empresa Windsor Offices comprou o antigo prédio Serrador, patrimônio tombado no centro da cidade, que estava abandonado há alguns anos e resolveu introduzir nele as mais modernas tecnologias que possibilitassem que ele fosse novamente utilizado. A fachada foi cmopletamente revitalizada, os elevadores foram trocados por modelos mais novos e eficientes, a fiação e a tubulacao do prédio foi reinstalada para se adaptar melhor às necessidades modernas e até foi mudado o sistema das janelas para melhor eficiência energética no uso do ar condicionado. O resultado foi incrível, além de devolver à cidade um de seus simbolos (importante prédio da antiga cinelândia) possibilitou a ocupação de uma área antes marginalizada.Agora muitos outros projetos estão sendo desenvolvidos seguindo a mesma lógica, e todos nós só temos a ganhar com isso, a cidade fica mais bela e mais viva, as pessoas ganham mais um espaço e a consciência da memória e os empreendedores obtém lucro sobre uma atividade consciente. Vale a pena conferir todos estes projetos, abaixo segue o link da reportagem da Globo News sobre o assunto e o site de alguns empreendimentos incluíndo o Edifício Serrador.

Fonte:
http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1341454-17665-304,00.html

http://www.edificioserrador.com.br/

http://www.buildings.com.br/revista/pdf/materias-revista-buildings-8-edicao/Materia_Capa.pdf